
Venezuela lança aplicativo para informar sobre desaparecidos e danos após os terremotos

A presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou a ativação do aplicativo VenApp para atender às emergências decorrentes dos terremotos que atingiram diversas cidades do país.
A ferramenta digital estará disponível para que os cidadãos informem situações relacionadas aos efeitos dos terremotos.
Segundo Delcy, a plataforma permitirá que as famílias informem sobre desaparecidos e notifiquem danos à infraestrutura, com o objetivo de agilizar a coleta de informações e facilitar a resposta das autoridades aos incidentes provocados pelos tremores de terra.

A presidente encarregada indicou que a decisão faz parte da ativação do Estado-Maior após a declaração do estado de emergência prevista na Constituição.
Ela informou ainda que o VenApp já está conectado ao Estado-Maior para atender diretamente às denúncias da população.
- Dois fortes terremotos consecutivos abalaram a Venezuela nesta quarta-feira (24) pouco depois das 18h (horário local), provocando o desabamento de prédios, danos em infraestruturas essenciais e a evacuação apressada de milhares de pessoas.
- O primeiro tremor registrado teve magnitude de 7,2, com epicentro a cerca de 21 quilômetros da cidade de Montalbán, no estado de Carabobo. O segundo, de magnitude 7,5, ocorreu a 23 quilômetros da cidade de Yumare, no estado de Yaracuy. Nas redes sociais circulam vídeos do momento e dos danos causados.
- Delcy Rodriguez, presidente encarregada da Venezuela, declarou "estado de emergência" no país após o desastre, revelando que, até o momento, foram registrados 164 mortos e 971 feridos.
