O presidente eleito da Colômbia, Abelardo De La Espriella, defendeu, nesta quinta-feira (25), uma aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar das diferenças ideológicas entre os dois.
Em resposta à mensagem de felicitação enviada por Lula após a eleição, o conservador colombiano afirmou que a cooperação entre os países deve estar acima das disputas políticas.
"O Brasil é nosso vizinho, e a nossos povos são unidos não apenas por desafios, mas também por virtudes (...) O continente tem problemas comuns que são transnacionais e que só se enfrentam com trabalho conjunto, respeitoso e soberano", escreveu Espriella.
O presidente eleito acrescentou que seu governo buscará fortalecer a relação bilateral. "A Colômbia, em liberdade e ordem, sob meu mandato, buscará um único objetivo: cumprir a aliança com o povo que, como eu disse em campanha, não é de ideologias, mas de extrema coerência, e isso inclui nossos vizinhos do Brasil, à frente de seu presidente Lula", declarou.
No mesmo dia, Lula havia parabenizado Espriella pela vitória sobre o progressista Iván Cepeda, apoiado por Gustavo Petro, e também ressaltado que a relação entre os dois países vai além das diferenças políticas.
"A amizade entre o Brasil e a Colômbia, que transcende ideologias, é fundamental para a superação de desafios comuns como a preservação da Amazônia, o enfrentamento da pobreza e o combate ao crime organizado. Que sigamos trabalhando juntos em benefício de nossos povos".
Ligação com Trump
Advogado de 47 anos e representante da ala mais conservadora da política colombiana, Espriella recebeu apoio público do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a campanha.
Após o resultado da eleição, Trump chegou a afirmar: "Aliás, muitas pessoas que eu apoiei fora dos Estados Unidos venceram. Vocês sabem disso, certo? Tivemos uma grande vitória ontem na Colômbia. Eu apoiei um homem que estava atrás nas pesquisas, e ele venceu".