Notícias

Paquistão diz que há países tentando sabotar acordo entre Irã e EUA

Primeiro-ministro paquistanês afirma que governos insatisfeitos com o entendimento firmado em Islamabad tentam semear dúvidas sobre o acordo.
Paquistão diz que há países tentando sabotar acordo entre Irã e EUASyed Mehdi/NurPhoto

O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, afirmou na terça-feira (23) que há países descontentes com o memorando firmado entre Irã e Estados Unidos em Islamabad e interessados em comprometer sua implementação por meio da disseminação de incertezas.

Ao lado do presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, Sharif ressaltou que Teerã e Islamabad manterão uma posição conjunta diante de pressões externas. Segundo ele, os dois países "permanecem unidos" e "agirão como um muro de ferro contra qualquer um que busque minar essa conquista".

O premiê também afirmou que existem "saboteadores" insatisfeitos com o cessar-fogo previsto no entendimento. De acordo com Sharif, esses atores tentam espalhar "dúvidas e confusão desnecessárias" sobre o acordo alcançado na capital paquistanesa.

O memorando é composto por 14 pontos e estabelece um período de 60 dias para negociações de um acordo definitivo. Entre as medidas previstas estão o cessar permanente das hostilidades em todas as frentes, incluindo o Líbano, o alívio gradual das sanções, o fim do bloqueio naval ao Irã e a normalização do tráfego comercial pelo Estreito de Ormuz em até 30 dias.