O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, reafirmou em carta enviada a Flávio Bolsonaro a posição do governo Donald Trump de defender a aplicação de tarifas ao Brasil.
O documento, obtido pela jornalista Malu Gaspar, do Globo, foi enviado na terça-feira (23) e responde a uma correspondência de junho em que o senador alertava para "sérios danos" econômicos de novas sanções à população brasileira.
Na carta, Rubio cita a investigação comercial conduzida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) e aponta áreas de tensão na relação bilateral, como o PIX.
"O Embaixador Greer deixou claro que nós permanecemos com diferenças substanciais em relação à solução das irregularidades apontadas nesta investigação. São questões relacionadas ao comércio digital, sistemas de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais injustas, combate à corrupção, proteção à propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e o desmatamento ilegal", afirmou no documento o secretário de Estado.
Agradecimento
Na resposta ao senador brasileiro, Rubio também mencionou o apoio de Flávio Bolsonaro à decisão dos Estados Unidos de classificar o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas.
O secretário de Estado ainda se referiu como "generosa" à proposta apresentada pelo parlamentar de criação de uma equipe de transição com o governo Trump caso ele seja eleito presidente.
A sugestão havia sido incluída na mensagem enviada ao governo americano no início do mês.