Notícias

Trump quebra o silêncio após a mais recente troca de ataques com o Irã

Washington afirmou ter atingido instalações de mísseis e drones, enquanto Teerã acusou os EUA de violar o cessar-fogo.
Trump quebra o silêncio após a mais recente troca de ataques com o IrãGettyimages.ru / Michael M. Santiago

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou-se neste sábado (27) após a troca de ataques entre os EUA e o Irã, marcada por acusações de violação do cessar-fogo.

Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que forças dos EUA haviam atacado instalações no Irã. "Aviões americanos acabam de atacar instalações iranianas de armazenamento de mísseis e drones, bem como estações de radar costeiras, por violarem o acordo de cessar-fogo, outra vez! É muito provável que nunca aprendam!", escreveu.

Na mesma mensagem, o presidente dos Estados Unidos fez uma advertência a Teerã. "Pode chegar um momento em que já não possamos ser razoáveis e sejamos obrigados a completar pela via militar a tarefa que iniciamos com tanto sucesso. Se isso ocorrer, a República Islâmica do Irã deixará de existir!", declarou.

Neste sábado, explosões foram ouvidas em Sirik, segundo informações divulgadas por meios de comunicação do Irã. Uma fonte das Forças Armadas disse à agência IRIB que os estrondos ocorreram após o impacto de projéteis contra uma torre de telecomunicações em Taheriyeh, perto de Sirik.

Também foram relatados impactos de projéteis contra a aldeia de Masen, localizada na ilha de Qeshm, no estreito de Ormuz.

O Comando Central dos Estados Unidos confirmou que suas forças voltaram a atacar o Irã pelo segundo dia consecutivo. Segundo o CENTCOM, a ação ocorreu em resposta a supostos atos de forças iranianas contra navios que transitavam pelo estreito de Ormuz.

Em resposta ao bombardeio dos EUA da sexta-feira (26), a Marinha da Guarda Revolucionária do Irã afirmou ter atacado posições das tropas de Washington na região. Teerã também acusou os Estados Unidos de violar o cessar-fogo acordado no marco do memorando de entendimento de Islamabad.

Rotas sob controle iraniano

A Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica afirmou, na quinta-feira (25), que a passagem segura pelo Estreito de Ormuz depende do uso das rotas aprovadas por Teerã.

"A única rota permitida para a navegação pelo Estreito de Ormuz é a anunciada pela República Islâmica", informou o órgão militar.

Segundo a Guarda Revolucionária, embarcações que utilizarem trajetos não autorizados poderão ser alvo de medidas. O alerta ocorre em meio a orientações divergentes, já que os Estados Unidos recomendam uma rota próxima à costa de Omã, enquanto o Irã exige coordenação prévia para a navegação pelo Estreito.